9 de setembro de 2014

Do casulo à borboleta

Postagem feita em Agosto de 2011, no meu ex-blog UrbAnimals


Dessa vez, observamos o desenvolvimento de uma borboleta-do-manacá, uma simpática espécie amarela e preta, muito comum nas cidades.
Espécie observada: Methona themisto
Nome popular: Borboleta-do-manacá
Tudo começou no dia 28 de fevereiro de 2011, quando trouxe um lindo casulo recém-formado, preso a um galho, para um vaso em meu quintal. A árvore onde o casulo estava fica muito próxima dele.

Em busca de conhecer os 'irmãos mais novos' do casulo, eu fui até o manacá-de-cheiro onde peguei o casulo, e pude observar um acontecimento raro: o acasalamento.



Além desse momento lindo, pude também encontrar lagartas como essa, que se alimentavam das folhas, preparando-se para virar casulos no futuro.


Logo no dia 01/03, podíamos ver que havia alguma coisa se transformando dentro do casulo. Era a borboleta começando a se formar ali dentro!


Cerca de vinte dias após a formação do casulo, 'nasceu' a nossa borboleta-do-manacá, tão bela e graciosa. Secou suas asas, as 'testou', e como se as tivesse há anos, voou para seguir o seu caminho imposto pela natureza, mesmo em uma cidade. 


 O casulo vazio ali ficou, como uma lembrança da nossa querida borboleta que agora estava recomeçando o ciclo da vida. E mais uma vez, a metamorfose nos provou como a Natureza pode ser linda e ao mesmo tempo fascinante.



 E assim ficou nossa borboleta-do-manacá... Qual será a próxima metamorfose que iremos acompanhar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!