11 de dezembro de 2014

SALAMANTA-DA-CAATINGA (Epicrates (cenchria) assisi)

Mundialmente conhecidas por sua beleza, as salamantas são algumas das cobras mais bonitas que já tive a oportunidade de conhecer. Elas também são conhecidas como 'jiboia-arco-íris' por causa da sua pele, que reflete o espectro visível da luz. 


 Essa é a Salamanta-da-Caatinga (Epicrates cenchria assisi), uma serpente brasileira, endêmica da região da Caatinga. Por curiosidade, a Caatinga também pode ser considerada um bioma endêmico, pois também está distribuída exclusivamente em território de um país, o nosso Brasil!


Pode atingir aproximadamente 1,8m de comprimento, mas geralmente ficam menores. São serpentes muito encontradas no mercado pet devido à sua beleza e relativo temperamento calmo (conheci 2 machos super mansos, mas já ouvi reclamações a respeito dessa espécie ser meio brava. Você conhece alguma pra me dizer?)



As diferenças entre essa e outras subespécies de salamanta já chamavam a atenção dos cientistas há algum tempo, é em 2008, dois pesquisadores (Passos e Fernandes) separaram as 9 subespécies de salamanta em 5 espécies. PORÉM... Como o IBAMA não atualiza questões burocráticas, o próprio criador autorizado tem que comercializar as serpentes com o nome de subespécie. Mas já sabemos então, o nome correto é Epicrates assisi. 

Conheça melhor essa linda serpente no vídeo:

Um comentário:

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!