22 de dezembro de 2014

Sítio São Pedro: Cutias, siri e muito mais!

Em uma tarde na Reserva Ambiental Sítio São Pedro, no Guarujá, pudemos ter encontros com vários animais - dentre eles, com a tímida cutia, o irritado siri-azul e o até o belíssimo pássaro símbolo do nosso litoral, o tiê-sangue!

Confira os registros dessa aventura:

Reserva Ambiental Sítio São Pedro, um condomínio cheio de Natureza onde o acesso é livre para quem quer surfar ou aproveitar um dia nesse pedacinho de Paraíso. - e para gravar a bicharada também!
O condomínio Sítio São Pedro se compromete a informar, fiscalizar e ensinar os turistas a utilizar todas as maravilhas que a Natureza ali oferece com consciência e respeito, sem jogar ou deixar lixo na praia. Como não vamos tomar como exemplo o que é privado e funciona, se o público está degradado, jogado às moscas? A questão da educação ambiental ainda está longe de ser praticada e levada a sério pelo governo brasileiro, de modo geral. Uma triste e infeliz realidade. 


Essas 'coisas' aí nada a mais são do que as EXÚVIAS das cigarras! Elas ficam como ninfas enterradas no solo por anos, depois quando se sentem prontas para tornarem-se adultas, sobem na árvore e realizam a ecdise, que é a ''muda de casca". O resultado é esse monte de carapaças presas à arvore, que de longe parecem mesmo seres vivos!
Entrada para uma das lindas praias da Reserva.



A equipe de limpeza também está bem representada nos cantinhos mais belos.


Não fossem os urubus e outros carniceiros, a praia ficaria cheia de animais mortos. A Natureza dá seu jeito!

Tirada sobre o Costão rochoso
As águas-vivas podem não parecer, mas também são animais. Pertencentes ao filo dos cnidários, são animais que possuem o corpo grande parte formado por água, e são surpreendentemente parentes dos corais! Essa aqui foi levada para a praia pela correnteza... ):

Sim, esse sou eu sem barba


Esse cara super camuflado aí no centro é um blênio, mais um habitante do Costão! Um peixe que possui as nadadeiras pélvicas (ou ventrais) transformadas em 'apoios', para melhor se fixar no fundo e nas rochas. - Seu corpo lembra muito o dos mudskippers!

Cutia: A Reserva está cheia destes tímidos roedores.
No vídeo abaixo podemos ver melhor esses bichos em atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!