25 de abril de 2016

TARTARUGA TIGRE D'ÁGUA (Trachemys dorbigni)

A espécie Trachemys dorbigni é nativa da região sul do Brasil, e do Uruguai e Argentina. Vive em diversos habitats aquáticos como lagunas, rios, lagos e açudes. 
É uma espécie muito resistente e forte, e em diversas áreas urbanas, muitas vezes poluídas, o tigre d'água é solto e consegue inclusive sobreviver. Pesquisadores afirmam que as populações de tartarugas que vivem próximas a essas regiões poluídas, inclusive colocam menos ovos e de tamanho menor. Será que tem a ver?



Vamos falar do que mais preocupa agora. São 3 coisas:
1- A tigre d'água brasileira tem um primo americano, a Trachemys scrypta, a tartaruga de ouvido vermelho americana. Essa 'prima' é muitas vezes  vendida pelo tráfico, mas além de não ser brasileira, é ilegal!

2 - Essa tartaruguinha aqui é vendida pouco maior do que uma moeda de um real. - e aí você pensa: ah, que bonitinha, vou levar essa tartaruguinha pra criar no aquário! - e depois de um ano, já tá o dobro do tamanho.

3- É uma espécie muito resistente e forte, e em diversas áreas urbanas, inclusive áreas totalmente poluídas. E o bicho sobrevive, ele é foda, carrega o casco a vida inteira, você acha que é um pouquinho de bosta na água que vai fazer ele arregar?! 

O pessoal que tinha esse bicho, viu que cresceu e ficou com dó, resolveu soltar: agora aqui em São Paulo, temos vários corpos d'água infestados de tigre d'água, nacional e americana, mas não podemos esquecer que as tartarugas que são soltas não vieram dali!!! Ou seja, vão causar um grande desequilíbrio no ecossistema em que forem introduzidas. 
Nunca solte o seu animal nascido em cativeiro na Natureza!


Pra finalizar, fica aí a lembrança de que é um animal onívoro, viu???
Tem gente que acaba com esse bicho oferecendo só alface e tomate, sendo que na verdade é um caçador muito voraz! Precisa de carne!!! - e é lógico que temos rações próprias, que servem de base para a dieta dos bichos, mas também vão aceitar algumas frutas, folhas verde-escuras... As minhas adoravam comer aguapé, eu trouxe alguns aqui pra deixar o recinto bonito e dia seguinte já era tudo.

E apesar de tantas ameaças: tráfico, poluição, atropelamentos e caça, a espécie não é considerada ameaçada de extinção = mas infelizmente, não podemos dizer a mesma coisa sobre outras espécies brasileiras, como a tracajá e a tartaruga da amazônia...

INSCREVA-SE:
https://www.youtube.com/channel/UCgV0_VeqDby4sEAa55uQWAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!