2 de janeiro de 2020

Vá soltar bombas na casa da sua avó! - ou nem lá

Feliz 2020! 👏

Para mim, apesar de não acreditar nessas coisas de recomeço em ano novo, literalmente não terei como fugir desta coincidência, e sabe se lá, coincidentemente ou não, o ano novo marca a minha vontade de voltar a escrever no meu querido blog, início de todo meu trabalho na internet, lá para trás de 2010. Há tempos que o mantinha sem postagens novas, mais como um arquivo, um portfólio com as lembranças e evidências de como tudo começou. Eu sempre gostei de escrever, e olha só: me lembrei do espaço perfeito para voltar a fazê-lo, um lugar que já tem a minha cara e que serve como mais uma ferramenta de comunicação ambiental. E vamos lá. ⌨

Neste clima da virada, além daquele monte de foto com todo mundo de branco, surgem também a realidade de um mal aparentemente tão inofensivo e banal: os fogos de artifício matam animais. Sejam eles domésticos ou silvestres, de vida livre, diversas espécies estão sujeitas a sofrer por causa dessa "inocente" tradição - para mim, uma imensurável babaquice. Digo isso com a experiência de soltar bombas quando jovem e delinquente que fui, afinal, quando fui crescendo e comecei a perceber que se eu quisesse trabalhar pela diferença no Meio Ambiente, eu não poderia mais explodir a caixa do correio de pessoas que nunca vi na vida, por exemplo. Pode parecer divertido, engraçado, mas até que ponto isso vale? Até que ponto prejudicar diretamente o outro vale para minha diversão? Com o tempo, ficou claro para mim que soltar bombas e rojões não adicionava nada a ninguém, muito pelo contrário; Outro dia vi um vídeo de comemoração do Athletico após uma classificação ou do título, não me recordo. Me lembro apenas que a ocasião tratava -se de uma comemoração. CO-ME-MO-RA-ÇÃO. Em determinado momento, um belo marmanjo tem a ideia de acender um rojão, que falha, explode em sua mão, dilacerando completamente seus dedos, em uma das cenas mais chocantes que já vi para ilustrar o assunto. 💥👎

 O cara perdeu a mão. Pra fazer barulho porque o time ganhou. Porra, me perdoe, mas olhando a situação de forma crua, eu me sinto na obrigação de achar este torcedor um tremendo babaca. Agora ele tem a prova física para mostrar para todos o quão idiota ele pôde ser um dia. Uma trágica lição de que soltar fogos não traz nada de bom a ninguém. Talvez faça bem para os donos de indústrias de fogos, que também não morreriam de fome, visto que também devem produzir explosivos que possam ser usados em outras ocasiões, os "festivos" são adaptações de produtos que datam da antiguidade, antes mesmo da pólvora ser criada na China há mais de 2 mil anos, e provavelmente teriam uma função de sinalização.
Mesmo assim, se você quer ser um babaca e soltar fogos para comemorar o dia de algum santo ou algum título de futebol, provavelmente será algo mais pontual, na cidade, algo bem mais contido do que uma queima de fogos que é divulgada e incentivada inclusive pelas televisões mundo afora, e priorizando muitas vezes lugares considerados "paraísos" para se passar o Réveillon, o que eu acho tremendamente tenebroso. A mídia tradicional tem a informação necessária, mas fica claro que glamourizar essa cultura glamourista da queima de fogos e virada de ano na praia não interessa a ninguém. O que é uma tremenda hipocrisia nos tempos atuais, onde está tão na moda, no mundo da fama, posar com seu cachorrinho-de-bolso e se dizer a favor dos animais e da Natureza. Todo mundo indignado na internet com as queimadas da Amazônia (que acontecem todo ano), mas na hora de tomar uma atitude e fazer protesto por algo que realmente dá para mudar apenas com a informação e a mudança de atitude, aí não tem artistinha preocupado com a Natureza. Talvez com o seu gato ou cachorrato (aqueles que são tão pequenos que não dá para considerar). 🐀

Mas com as redes sociais, apesar da Anitta não rebolar pelo fim da cultura dos fogos de artifício, muitos casos da assustadora realidade estão vindo à tona. Depoimentos tão emocionantes quanto os textões da patrulha ambiental da internet, afinal, são de pessoas como eu e você - mostrando o que o estresse causado por uma queima de fogos de virada provocou em animais de estimação, como os meus e os seus. Talvez com senhoras chorando com seu animal recém-falecido no colo, animais mortos presos atravessados em grades na tentativa de fugir do barulho, o recado ambiental contra o retrocesso seja dado. Com relatos que aproximam as pessoas da sua realidade, é possível que o seu primo pense duas vezes antes de soltar o próximo rojão na virada deste ano. Infelizmente, se deixarmos a missão de informar os problemas ambientais dos fogos, às vezes até passar no jornal do almoço algum cientista, alertando que os rojões podem matar importantes polinizadores, como aves silvestres e morcegos, mas... Chega à noite e todo mundo aplaude a queima de fogos, transmitida exclusivamente e ao vivo. Que nojo. ⚰

É por isso que eu continuo, da forma que melhor encontrei para transmitir a informação pelos animais. Não adianta esperar que essa cultura suma de um dia para o outro, afinal, ainda tem muita gente que acha super descolado e divertido acender um fiozinho e fazer barulho (nossa, que daora!!!). O torcedor do Athletico não acha mais. Espero que você, que solta fogos, não precise ficar que nem ele para enxergar que é um ato ultrapassado, sem sentido, e sem a menor graça. Quer comemorar, extravasar? Fazendo bastante barulho ainda?? Certa vez a humanidade inventou um artefato capaz de produzir um som muito mais alto e realmente divertido. Eu não sei porque proibiram... Vuvuzela. 📯


#2020 #anonovo #fogosdeartificio #queimadefogos #meioambiente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!