31 de agosto de 2016

COELHO (Oryctolagus cuniculus)

O coelho é um animal de origem europeia, mas uma coisa que poucos sabem, é que ele também é originário do norte da África... Então, dá pra perceber que é um bicho muito bem adaptado, vocês  não concordam? 
E é por isso que virou praga no mundo inteiro!


Os coelhos são herbívoros, e se alimentam principalmente de gramíneas. Eles possuem uma camada densa de pêlos, que o protegem no frio. É como se ele estivesse de casaco o ano inteiro... Tanto é que o coelho é um dos animais mais usados para fazer casacos. 

Com uma visão de quase 360°, o único ponto cego do coelho é na frente, que ele compensa com poderosos bigodes. As orelhas compridas servem para antecipar a aproximação dos predadores. 

O coelho é uma presa totalmente adaptada. Rápida, podendo dar piques de mais de 50km/h e saltar a mais de 2m de distância.
Os coelhos possuem patas fortes e garras poderosas, que servem tanto para escavar longas tocas quanto para arranhar qualquer um que assustar o coelho e se aproximar demais!

Apesar de tão fofo, o coelho come as próprias fezes. A cecotrofia nada mais é do que a segunda parte da digestão dos coelhos; Durante à noite, quando tudo está quieto, ninguém à vista... O pernalonga aproveita para se alimentar dos excrementos moles, os chamados cecotrofos!

Isso acontece porque, como é um herbívoro, a digestão desses animais não é total... O cocô noturno tem proteínas e vitaminas que o corpo não conseguiu aproveitar da primeira vez, então ele manda pra dentro de novo! E acreditem, esse hábito nojento é fundamental para o desenvolvimento dos nossos amigos coelhos. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o coelho não é um roedor. Na verdade, pertence à ordem Lagomorpha,que inclui os coelhos e as lebres, e se diferencia dos roedores por ter dois pares de incisivos superiores, além dos dentes serem revestidos por esmalte dos dois lados.

Se você quer ter um coelho, tenha em mente que ele vai precisar de muito espaço, não dá pra deixar o bicho em gaiola... São animais que por serem presas, gostam de se sentir seguros, então vão construir tocas enormes se tiverem oportunidade e terra o suficiente.

A base alimentar de um coelho é o feno! Alimentos ricos em fibras. Depois do feno, vem as outras verduras, de folhas verdes escuras, é legal sempre variar , porque cada uma é mais rica que a outra em tal vitamina, ou em tal elemento químico, etc.

Legumes e frutas podem ser dados? Podem, porém com moderação e um certo cuidado, pois não é toda fruta, por exemplo, que vai fazer bem pro coelho. 

E aí, gostou? Então inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/channel/UCgV0_VeqDby4sEAa55uQWAQ

E até o próximo vídeo. Beijo do magro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!