17 de agosto de 2016

Sobre os Zoológicos

Acho que grande parte do problema foi a forma como os Zoológicos começaram; Demorou para se perceber que os animais são seres tão complexos como nós, afinal, o homem sempre se julgou acima da Natureza. Isso mudou? Em alguns lugares não. - E são exatamente por causa deles que você acredita que Zoológico é uma prisão de animais. Deixa que eu explico melhor:

Zoológicos sérios não são mais "exposições animais" como vejo diversos "entendidos do assunto" mencionarem. O animal que vive em um recinto de uma Instituição séria não está lá simplesmente por mero divertimento humano. 
Aliás, chega também do termo "cativeiro". Ninguém está pedindo resgate de ninguém, aprendi com o grande Biólogo Rafael do Aquário de São Paulo, com quem tive a honra de gravar minha última pauta com a TV Gazeta. 

Os animais que vivem em Aquários, Zoológicos e outras Instituições SÉRIAS afins não estão em cativeiro, mas sob cuidados humanos, afinal, há todo um planejamento, preparo, dedicação, anos de estudo, horas de trabalho, relacionamento com os animais. - E tudo isso é jogado fora quando ocorrem fatalidades provocadas por irresponsabilidade de pessoas que não tem nada a ver, deturpando mais ainda a visão de quem é desinformado acerca de todo o trabalho que envolve uma Instituição séria e dedicada, desconsiderando todas as árduas vitórias que nós, profissionais da área, obtemos a cada dia de trabalho.

E deixo aos entendidos de plantão, especialistas em animais, "ambientalistas de internet" como diria meu querido amigo Sergio Rangel:

Compartilhar notícia no facebook, falar que ama os animais com o seu cachorrinho caro no colo, tirar selfie em Maresias com umas plantinhas no fundo... Isso não é cuidar da Natureza!!!
Menos hipocrisia e mais informação antes de sair por aí falando besteira!!! Fica feio, gente... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Dúvidas? Sugestões? Críticas? Fique à vontade!